quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Toy Story 3

EUA / 2010 / 103 mim
Quando a continuação foi anunciada há alguns anos, comecei a riscar os dias no calendário, demasiado entusiasmado para a estreia. O primeiro Toy Story marcou minha infância de uma forma que eu não seria capaz de descrever. A continuação me deixou bastante satisfeito, e o terceiro teria a obrigação de seguir a mesma linhagem de qualidade. Continuações, porém, são muito arriscadas; é comum um filme surpreender e conquistar a todos e logo depois perder parte do seu brilho devido a uma continuação mal elaborada (Matrix é o exemplo clássico disso).

Com a explosão e notável evolução das animações, grandes estúdios como a Pixar (que hoje pertence à Disney) e a Dreamworks vêm criando obras incríveis, com histórias inteligentemente engraçadas e recheadas de mensagens profundas, quebrando o antigo tabu de que animações são apenas "filmes de criança".

Isso aumenta muito o peso da responsabilidade dos estúdios (por inúmeras vezes eu me pegava tentando imaginar como seria o novo Toy Story e como eles conseguiriam surpreender ao fãs em termos de inovação e principalmente de história). Pessoas criam expectativas e esse é - ou deveria ser - a maior preocupação dos estúdios. Como superar ou ao menos atingir as expectativas dos milhares de exigentes fãs? A Pixar/Disney descobriu a fórmula e criou um fenômeno imensurável, algo que mudou para sempre a definição de "animação". Toy Story 3 é a Nona Sinfonia das animações, uma esplêndida continuação/sequência e uma obra sem precedentes.

Ao ver o filme, o espectador é transportado para o universo maravilhoso da história e já nos primeiros minutos, o filme mostra sua magnitude. A riqueza de detalhes, a beleza das cenas e a profundidade da história, cativam e encantam, durante todo o desenrolar.
O que mais surpreende é a meticulosa construção de cada personagem; todos eles possuem características inesquecíveis e personalidade tão fortes que os tornam naturalmente reais.

A ideia central do filme é simples: Andy cresceu e seus fiéis brinquedos são obrigados a aceitar essa realidade. Dessa premissa, o filme se desenrola surpreendendo e conquistando a cada cena, causando  uma mistura assombrosa de sentimentos no espectador, entre momentos inigualáveis de comédia, extrema tensão e profunda emoção que jamais serão esquecidos (impossível não derramar boas e gordas lágrimas). 

Outro detalhe muito interessante é a clara e fantástica referência ao célebre Studio Ghibli, com a aparição do Totoro (personagem criado pelo mestre Hayao Miyasaki) que é o "mascote" do estúdio (foto).

Mesmo quem não se ativer aos detalhes não poderá negar o complexo e magnífico trabalho que a Pixar criou. Por essas e outras, Toy Story 3 faturou a notável - e mais do que merecida - marca de 1 bilhão de dólares em todo o mundo e se tornou a animação mais rentável de todos os tempos.

O monolito de 2001: Uma Odisseia no Espaço certamente "apareceu" no escritório da empresa, pois o roteiro e a riqueza da obra são claramente um marco de evolução na industria do cinema.

Agora resta esperar pelo lançamento do Blu-ray para rever (ou ver) os incontáveis detalhes e apreciar a obra com as vozes originais (grande parte dos cinemas só exibem animações dubladas).

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário