sábado, 30 de outubro de 2010

Na Corda Bamba (Sling Blade)

EUA / 1996 / 148 min (Director's Cut)
Sei que já ficou claro minha revolta quanto às traduções brasileiras para os títulos estrangeiros, mas Na Corda Bamba, talvez seja uma das piores que já vi até o momento.
Se não há uma tradução literal ou mesmo equivalente para um título, por que diabos não deixá-lo da maneira original? Malditos sejam!

Karl (Billy Bob Thornton) é um semi-deficiente mental condenado a um hospital psiquiátrico por ter assassinado a mãe aos doze anos de idade. Quando após muitos anos é libertado, encontra-se completamente perdido no novo mundo e incapaz de se adaptar. Com a ajuda de seu psiquiatra consegue um humilde trabalho e o destino o apresenta o garoto Frank (Lucas Black). Os dois logo desenvolvem uma forte amizade que é efetada pelo cruel e abusivo namorado da mãe de Frank.

A atuação de Thornton é simplesmente fabulosa e garantiu sua indicação ao Oscar de 1997 como Melhor Ator; não que o prêmio da Academia signifique muita coisa, mas são poucas as vezes em que se é possível acreditar tanto em um personagem e se magnificar com tão bela atuação que, exageros a parte, é inquestionavelmente impecável e irretocável. Além deste grande destaque, Thornton também escreveu e dirigiu o filme (não é à toa que o cara foi casado com Angelina Jolie).

O filme aborda questões sociais, morais e religiosas, criticando agressivamente a natureza humana e, paralelamente, valorizando-a com a bondade e a inocência. Seria a sociedade capaz de tornar uma boa pessoa má, como disse o filósofo Rousseau? Mas afinal de contas, o que é ser bom ou mal? Seriam as atitudes, valores ou mesmo situações que diferenciam e "classificam" as pessoas?

Ao assitir Sling Blade, você é imerso em um conflito de valores e questionará suas concepções (até a Bíblia é posta em xeque no filme). E mesmo tratando assuntos polêmicos, não é um filme complexo; você entenderá de forma simples e objetiva que o "certo" e o "errado" são apenas pontos de vista.

Uma comovente e belíssima obra, Sling Blade é simplesmente um filme obrigatório que jamais será esquecido. Assista hoje!

Curiosidade

O nome do filme é a ferramenta usada por Karl, quando cometeu o homicídio. É uma ferramenta cortante de ambos os lados, utilizada para jardinagem e afins, não comum no Brasil. É também chamada de Kaiser Blade.


Frase

"Making believe always made me feel pretty good too, from time to time".

NOTA 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário