sábado, 6 de novembro de 2010

Férias Frustadas de Verão (Adventureland)


USA / 2009 / 107 min

Comédias adolescentes nunca saem de moda... Ainda mais se o protagonista for o virgem da turma. Essa é a combinação perfeita para boas risadas.

Ao concluir o colégio, James Brennan (Jesse Eisenberg) almeja estudar em Nova Iorque, porém a situação muda quando seus pais entram numa crise financeira, obrigado-o a buscar um emprego temporário para conseguir manter seus planos. Após várias tentativas frustradas, só lhe resta trabalhar em Adventureland, o parque de diversão de sua cidadezinha. Desanimado com seu emprego vergonhoso, conhece e se apaixona por sua colega de trabalho Emily Lewin (Kristen Stewart, a gatinha de Crepúsculo) e em meio a conflitos amorosos, aprende muito sobre a vida e seus valores.

As possibilidades sempre serão infinitas para retratar a maravilhosa fase da adolescência. Inesquecível e conturbada, é a essência da existência humana. Os primeiros amores, os primeiros corações partidos, as novas experiências e o conflito entre liberdade e responsabilidade. Ahhh... a frustrante e maravilhosa adolescência...

O filme tenta ao máximo ser engraçado; um romance clichê, cenas constrangedoras e forte apologia à maconha, tornam a comédia um tanto apelativa. Contudo, consegue garantir boas risadas e até mesmo um pouco de reflexão.
A atuação dos personagens não surpreende mas agrada. Os diálogos são simples e os personagens bem elaborados.

Na divulgação, o filme orgulhosamente dizia: "Do mesmo diretor de Superbad". Embora Adventureland seja um filme legal, está longe... muito longe de ser comparado a Superbad (se você ainda não assistiu, assista agora e pare de perder tempo).

Com a história se passando nos anos 80, a trilha sonora ficou perfeita. Whitesnake, Rush, Outfield, Lou Reed, Rolling Stones são algumas das bandas cujas músicas enriquecem o filme (além de Rock Me Amadeus do Falco tocando praticamente o tempo todo). E a música tema não poderia ser melhor: Pale Blue Eyes do The Velvet Underground (se você não conhece, ouça agora e não economize lágrimas).

Curiosidades:
Greg Mottola, o diretor do filme, trabalhou no verdadeiro Adventureland. O parque é real e fica em Nova Iorque, na cidade de Farmingdale.

Durante os créditos, há um comercial fictício do parque. Não deixe de ver!

Embora a revoltante tradução de Adventureland seja "Férias Frustradas de Verão", o filme não tem relação alguma com a incrível trilogia verdadeira de Férias Frustradas (National Lampoon’s Vacation). Além de uma vergonhosa falta de criatividade, é uma tremenda falta de respeito com os fãs da família Griswold (que podem se animar, pois uma nova sequência já está em pré-produção; e para quem ainda não viu, eu apresento Hotel Hell Vacation).

Frase:
"Oh my God, look at the shape of her ass; it's a Platonic ideal. That ass is a higher truth."

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário