segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como Treinar seu Dragão

EUA / 2010 / 98 min
Aí está, de longe, a melhor animação da Dreamworks até a presente data (sinto muito, mas Shrek é ruim). O trailer de Como Treinar Seu Dragão foi suficiente para eu ter a certeza de que algo bom estava por vir. Mas me surpreendi, pois a animação conseguiu superar minhas altas expectativas.

Soluço é um garoto que vive em um vilarejo viking. Como ele próprio explica, um vilarejo normal, exceto pelo fato de ser constantemente atacado por dragões arruaceiros de várias espécies. Os moradores têm como objetivo principal combater esses violentos bichos para manter a paz na vila. Soluço embora esforçado e ambicioso, é um completo desastrado e não consegue fazer nada direito quando o assunto é combate. Por isso, é motivo de piada para todos e decepção para seu pai, o líder do povo. Em um ataque noturno, Soluço decide que chegou a hora de mostrar que é capaz de ser um Caçador de Dragão e, para impressionar, escolhe dentre eles o mais perigoso de todos, o "Fúria da Noite" - um dragão tão veloz e destruidor que nunca foi sequer visto por nenhum viking. Com um tiro certeiro, Soluço o acerta, mas não tem tempo de comemorar pois é atacado por outro bicho gigante e acaba mais uma vez atrapalhando toda a vila ao invés de ajudar. Ele conta seu feito, mas obviamente ninguém acredita. Na manhã seguinte decide ir ao locar onde o dragão caiu, munido de uma faca e disposto a trazer o coração do animal para surpreender a todos e principalmente Astrid, sua paixão platônica. O plano vai por água abaixo, quando ele encontra o dragão negro preso na rede que o atingiu, sofrendo e incapaz de se mexer. Seus profundos olhos reptilianos de piedade e tristeza fazem Soluço tomar a decisão de soltar a pobre - e temível - criatura. A partir daí os dois passam a interagir e desenvolvem uma bela amizade. Porém como explicar à aldeia, e principalmente a seu pai, que todos eles sempre estiveram errados e que os dragões que eles dedicam a vida para destruir, são boas criaturas simplesmente mal interpretadas?

A essência da história não é novidade pra ninguém; quando há convivência com o inimigo, ele passa a ser compreendido. O cinema retrata o assunto há tempos. Quantos filmes não nos vêm à mente quando pensamos nessa abordagem? King Kong, Dança com Lobos, Pocahontas, O Último SamuraiAvatar... Isso sem contar as inúmeras comédias românticas nas quais o casal, inícialmente se odeia, mas no final acaba junto. A verdade é que isso agrada e o sucesso dessas histórias é incontestável. Mesmo assim, essa falta de inovação não ofusca de forma alguma o brilho especial de Como Treinar Seu Dragão, uma maravilhosa aventura com espaço para boa comédia e tocante drama.

Como eu já havia dito na crítica de Toy Story 3, as animações estão notavelmente evoluindo; tanto nos quesitos gráficos quanto nos enredos. Elas estão simplesmente lindas; tudo muito detalhado, numa mistura incrível de fantasia e realidade. Nesta, por exemplo, a barba e cabelo dos vikings, as nuvens, o mar, o fogo cuspido pelos dragões; é tudo muito realista. Com a tecnologia da alta definição tudo fica ainda melhor e mais belo. Sem contar o moderno 3D, que deve intensificar ainda mais a experiência (ainda não vi nenhum filme em 3D).

O mais importante, contudo,  é o trabalho dedicado à história por trás das belas cenas. A preocupação em animar sentimentos nos personagens com exatidão é capaz de comover e transportar o espectador para o universo criado.
É por essas e outras que não se deve esquecer que cinema é arte! Seja um filme live-action, uma animação ou um desenho.
Como Treinar Seu Dragão é incrível, belo e cativante. Altamente recomendado, é uma animação obrigatória.

Somente dois pequenos detalhes não me agradaram: O primeiro é a voz de Soluço (interpretada por Jay Baruchel); não combinou com o personagem. Talvez a dublagem em português tenha ficado melhor.
O segundo é o título, que embora seja a tradução fiel do How to Train your Dragon, não tem absolutamente relação nenhuma com a história (porém o filme é uma adaptação de um livro com o mesmo nome).

Por fim, a preocupante notícia é que a sequência já foi confirmada para 2013. A tecnologia certamente estará mais avançada e só nos resta esperar que a criatividade e inovação da equipe de produção também estejam.

NOTA: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário