sábado, 18 de setembro de 2010

A Ressaca (Hot Tube Time Machine)


EUA / 2010 / 100 min
Viagem no tempo é um assunto interessante. Talvez seja a ficção mais atraente para todas as pessoas. As possibilidades são infinitas. Contudo, quem se arrisca a levar o tema para o cinema deveria primeiramente arranjar uma máquina do tempo e tentar quebrar a câmera de um homem chamado Steven Spielberg. 

Adam (John Cusack) foi deixado por mais uma namorada e vive com seu sobrinho nerd Jacob (Clark Duke). Nick (Craig Robinson) odeia seu trabalho e descobriu que sua esposa o está traindo. Lou (Rob Corddry), é um maluco alcoolátra que tenta se suicidar. Os três amigos são então reunidos e, na esperança de ajudar Lou, viajam para Kodiak Valley, uma estação de ski onde tiveram o melhor momento de suas vidas, há vinte anos. O lugar porém, está em ruínas e o hotel, outrora badalado, agora tem mais gatos do que hóspedes. Entediados e decepcionados, resolvem encher a cara na Jacuzzi, que misteriosamente os leva de volta para 1986, no fim de semana de suas vidas. Chocados e sem entender, chegam ao acordo que devem fazer as coisas exatamente como fizeram no passado, para evitar consequências no futuro/presente. Mas conseguirão resistir a tentação da oportunidade de corrigir os erros do passado?

Tratando-se de um filme de comédia, as teorias e supostas leis de viagem no tempo não foram consideradas, dando lugar para ainda mais possibilidades e momentos hilários. Porém, o filme peca na originalidade e criatividade. Momentos idênticos aos de De volta para o Futuro são vistos, como na cena em que Craig Robinson canta Jessie's Girl de Rick Springfield. A cena é excelente, porém já vimos o Marty Mcfly fazendo a mesma coisa, só que infinitamente melhor. 

O engraçado título original, Hot Tub Time Machine, foi destruído na tradução (como quase sempre acontece com os filmes no Brasil). A Ressaca, deveria ser o nome do filme The Hangover, que recebeu o exagerado "Se Beber Não Case". Além de ser a exata tradução, é o enredo do filme. Não há ressaca alguma no enredo de de Hot Tub Time Machine.

Repleta de músicas oitentistas, a trilha sonora é impecável e vai de Mötley Crüe a Black Eyed Peas.
O show do Poison é o evento principal e Talk Dirty to Me faz ter saudades de músicas boas - um bom motivo para se ter uma máquina do tempo.
(Esperei durante todo o filme por 8675309 do Tommy Tutone fazendo referencia de alguma forma a namoradinha de Adam, Jenny - mesmo sendo um anacronismo - mas infelizmente não aconteceu).

Vários filmes também são citados (Exterminador do Futuro, Efeito Borboleta, O Som do Trovão etc).

A ambientação convence, com um belo visual retrô e centenas de referências culturais. A participação de Chevy Chase (foto) completa com estilo o clima.

É interessante ver o esforço para mostrar quão perdedores esses quatro amigos são. Jacob, por exemplo, além de ser um nerd sem vida social e morar no porão do tio, é aficionado pelo jogo Second Life, e hilariamente seu personagem está na cadeia há duas semanas. Como se pode ser mais perdedor do que isso?


Embora pudesse ser facilmente melhor, A Ressaca diverte e seu final é muito bom e engraçado. Vale a pena ser visto, pelo elenco e pela trilha sonora.


Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário