sábado, 22 de janeiro de 2011

Janela Indiscreta (Rear Window)

USA / 1954 / 112 mim
O aventureiro fotógrafo Jeff (James Stewart) tem uma das pernas fraturadas na tentativa de uma foto "dramaticamente diferente" e é obrigado a passar longas semanas em seu pequeno apartamento, preso a uma cadeira de rodas. Recebendo cuidados da enfermeira e de sua belíssima namorada, descobre que espiar os vizinhos é uma boa maneira de passar as horas. Entretanto, seu passatempo é comprometido quando começa a suspeitar de um assassinato.

Bendito cinema clássico! Lindas cenas, belíssimas cores saturadas e marcantes músicas, com atuações magníficas e rostos deslumbrantes (ahhh Grace Kelly!)... sobretudo, e principalmente, o louvor reside na criatividade que supera a falta de tecnologia.

O filme todo se passa no pequeno cômodo de Jeff e mesmo assim é suficiente para prender a atenção do começo ao fim; o mistério da trama é tão convidativo que há momentos em que se sente vontade de agarrar o binóculo das mãos do protagonista.

Os diálogos são simples e naturais. É possível absorver os ponderados conselhos da enfermeira e se divertir com a indiferença de Jeff, além de suas engraçadas coceiras na perna engessada.

Com um enredo antitético e "indiscreto" - principalmente para seu tempo -, o filme assume que, não importa o nível social nem o papel na sociedade, bisbilhotar a vida alheia é uma necessidade existencial. Uma característica do complexo ser humano. Talvez tenha sido esse tema audaz que enalteceu tanto a obra.

Na época em que o foi filmado (e até muitos anos depois) não havia muitas opções de entretenimento doméstico como hoje (televisão, computador, celular, internet etc.), e assim podemos nós fazer uma breve analogia com a modernidade, na qual em meio a tantas opções de lazer, as pessoas perdem tempo dando tremenda audiência para os Big Brother Brasil.

Curiosidades
O set foi todo construído e tudo o que se vê é real. Os apartamentos todos possuíam, inclusive, encanamentos e energia elétrica. Georgine Darcy, a atriz que interpretou Miss Torso, literalmente morou em um deles durante a gravação.

Alfred Hitchcock, como de costume em seus filmes, aparece aos 25 minutos ajustando o relógio do emotivo vizinho compositor.

Frase
Every man is ready to get married when the right girl comes along.

Nota 9

3 comentários:

  1. Cara, com certeza este foi um dos melhores filmes de Hollywood que já vi. E você deu muita sorte em ver justamente a versão original. Parabéns, Athila! Abraço do blogueiro Jefhcardoso

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse filme, mas nunca assisti. Agora fiquei curiosa, vai entrar pra minha lista rs
    Gosto de clássicos, são melhores que muitas porcarias que se fazem hoje em dia. Aliás, ultimamente quase nem tenho ido ao cinema por falta de opção que valha a pena.
    E eu concordo com você, também não entendo como hoje, com tantas boas opções de entretenimento, as pessoas perdem tempo com Big Brother e afins.

    Abraços!

    http://vivereler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, adorei o pooost *-*
    Sucesso :*
    Depois, passa lá:
    http://ateporque.blogspot.com/

    ResponderExcluir