domingo, 29 de setembro de 2013

Todd and the Book of Pure Evil


Canadá/ 26 Episódios / 2010-2012
O site TorrentFreak anualmente faz um levantamento de downloads ilegais e, em 2012, sitcoms como How I Met Your Mother e The Big Bang Theory, por exemplo, tiveram cada uma aproximadamente 2,8 milhöes de downloads por episódio. Com essa ascendente demanda, vertem novas séries e temporadas, em um contexto onde a qualidade está longe de ser prioridade.


Assim como os filmes, os seriados (principalmente os americanos) saturam nossa mente cada vez mais. Sempre a mesma fórmula sócio-psicológica com apelativas doses de humor negro e questões existenciais com contos morais de plano de fundo.

Entretanto, em meio à (µ)torrenciais opções (e decepções) é possível encontrar preciosidades. Penso que não há sensação melhor do que descobrir uma boa obra que consegue, com naturalidade, diferenciar-se da estereotipagem. Todd and the Book of Pure Evil é um digno exemplo disso.

Em 2003, os canadenses Craig David Wallace e Max Reid criaram um curta-metragem sobre um livro satânico que realiza desejos numa escola de ensino médio. Anos depois, a ideia transformou-se em uma série de TV, herdando o mesmo nome.

O protagonista que dá nome ao seriado é um colegial metaleiro que tem como único amigo, Curtis, um gordinho maneta do antebraço esquerdo. Juntos eles formam a maior dupla de perdedores do colégio.

Para se ter ideia, uma garota estéril reclama num episódio: "Eu tentei muito! Transei com todo mundo da escola exceto aquele maconheiro e seu amigo maneta".

Todd é ambicioso, todavia; mesmo sendo péssimo na guitarra, almeja um dia ser uma estrela do Heavy Metal e ainda conquistar o coração de sua platônica Jenny, uma das garotas mais descoladas da escola.

Na tentativa de impressioná-la, Todd encontra um misterioso livro com o desenho de um pentagrama flamejante. É o satânico livro do "Puro Mal"; feito à partir do prepúcio de Judas, somente aparece às pessoas mais desesperadas, oferendo soluções às suas angústias. Acontece que o livro cobra um preço muito alto de todos que o utilizam.

A maldade contida em suas páginas quase destrói a escola, a custo de seu desejo. Jenny, por estar envolvida na bizarrice, reconhece o livro da foto que tem de seu desaparecido pai. Todd vê então a oportunidade de aproximar-se da garota prometendo ajudá-la a encontrar o livro que "fugiu"pelos corredores da escola.

Hannah, uma nerd que curiosamente tem sentimentos por Todd, entra também para a gangue, oferecendo sua inteligência científica na busca. Mas considerando as tantas frustrações que adolescentes enfrentam no colégio, oportunidades não lhes faltam; relacionamentos, obesidade, homossexualidaderendimento escolar e opressão são alguns exemplos de situações que farão muitos afortunados encontrarem o livro.

O diretor da escola, Atticus (gênio!) também carrega um misterioso interesse pelo livro e vê mais chances apossar-lo usando a gangue de Todd a seu favor. Se há bondade em Atticus, ela foi há muito expulsa pelo seu cruel pai, o líder da seita satânica composta por um grupo de velhinhos, sediada num asilo. O velho demanda que o filho encontre o livro a qualquer custo e não se importa com seus sentimentos nem com seus traumas sexuais de sua infância.


Além da gangue, Todd tem apoio do sábio faxineiro Jimmy (Jason Mewes dos filmes de Kevin Smith), que sempre compartilha conselhos e baseados. Há também o trio misterioso de maconheiros, que ficam sempre em frente à escola observando os acontecimentos. São ele que contam sobre a profecia do Puro Mal, a pessoa que conseguirá controlar o livro e será responsável pela total destruição do mundo. O problema é que tudo indica que Todd é o tal escolhido, enquanto sua única preocupação é arrumar meios para ficar com a Jenny.

O humor canadense dificilmente decepciona e Todd é mais um patrimônio digno. Cuidado, entretanto! O enredo maluco e a pobre produção demandam um tempo de adaptação.

Sexo, drogas, metal pesado e muita violência trash: Todd and the Book of Pure Evil é pura fonte de diversão! Uma ótima opção para quem quer sair do "arroz e feijão" dos sitcons contemporâneos.

Todd é composto por duas temporadas com treze episódios cada, mais o especial zero (S02E00 - como todo episódio "00", trata-se de uma amostra, um preview do que está por vir, com entrevistas e cenas dos próximos acontecimentos). P.S.: S02E10 é uma surpresa inesquecívell!

CURIOSIDADES

O curta-metragem que inspirou o seriado, pode ser visto aqui.

Muito infelizmente o canal Spaced não renovou o contrato para a terceira temporada. Houve grandes manifestações de fãs e os produtores, assim como os atores, fizeram muitas campanhas para entregar o desfecho de Todd. A série foi vendida a vários países (Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega) mas não conseguiu ser renovada. Com doações de fãs já arrecadadas, está sendo produzido para 2014 uma animação Indie chamada The End of the End. O filme terá as vozes de todos os atores da serie. Visite o site oficial para atualizações.










FRASE

♫ Being horny makes me horny ♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário